sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A Rocha


"O aluno perguntou ao Mestre :
- Como faço para me tornar o maior dos guerreiros ?
- Vá atrás daquelas colina e insulte a rocha que se encontra no meio da planície.
- Mas para que, se ela não vai me responder?
- Então golpeie-a com a tua espada.
- Mas minha espada se quebrará !
- Então agrida-a com tuas próprias mãos.
- Assim eu vou machucar minhas mãos ... E também não foi isso que eu perguntei. O que eu queria saber era como que eu faço para me tornar o maior dos guerreiros.
- O maior dos guerreiros e aquele que é como a rocha, não liga para insultos nem provocações, mas está sempre pronto para desvencilhar qualquer ataque do inimigo."

Comentário:

O buscador espiritual deve ter em mente que quem se importa com insultos e provocações é o ego, não o Eu Superior, ou o Ser.  O Ser vive na equanimidade, ele simplesmente é, independentemente de julgamentos externos. O ego é inseguro e teme as provocações. Quando o buscador desloca o foco de atenção da superfície para a profundidade, nada o afeta. É quando ele conhece a verdadeira paz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.