segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

A Cenoura, o Ovo e o Pó de Café

A equanimidade da mente pode ser atingida? Os mestres de todos os tempos dizem que sim. É quando o ser já compreendeu que a vida é feita de bons momentos e de adversidades e deixa que as cenas externas se sucedam sem que perturbem de forma significativa a sua harmonia, o seu humor. Ele sabe que, além dessas cenas do universo manifestado, está o Imanifesto imperturbável. Os grandes mestres aprenderam a ver que as ondas ficam na superfície; na profundidade do lago está a essência, a paz. 

A filha queixou-se ao pai sobre sua vida, relatando suas dificuldades e tristezas.
Estava cansada de lutar e combater. Parecia que assim que um problema estava resolvido um outro surgia.
O pai escutou calado e em seguida convidou-a para ir com ele à cozinha.
Chegando lá, encheu três panelas com água e colocou cada uma delas em fogo alto. Logo a água das panelas começou a ferver. Numa ele colocou cenouras, noutra colocou ovos e, na última, pó de café. Deixou que tudo fervesse, sem dizer uma palavra. 
Cerca de vinte minutos depois, ele desligou o fogo. Retirou as cenouras e colocou-as num prato. Retirou os ovos e colocou-os noutro prato. E despejou o café numa xícara.
Feito isto, virou-se para a filha e perguntou: 
- O que você está vendo?
- Cenouras, ovos e café – ela respondeu.
O pai pediu-lhe para experimentar as cenouras. Ela obedeceu e notou que as cenouras estavam macias. Então, pediu-lhe que pegasse um ovo e o quebrasse. Ela obedeceu e depois de retirar a casca verificou que o ovo endurecera com a fervura. Finalmente, ele  pediu-lhe para tomar um gole do café. Ela sorriu ao provar seu aroma delicioso e perguntou: 
– O que tudo isto significa?
- Observe que as cenouras, o ovo e o café enfrentaram a mesma adversidade (a água fervendo), mas cada um reagiu de maneira diferente. A cenoura, antes rígida, amoleceu e tornou-se frágil. Os ovos, antes frágeis, tornaram-se rijos. E o pó de café reagiu de forma incomparável. Ao ser colocado na água fervente, ele mudou a água. Assim, quando a adversidade bate à nossa porta, como devemos responder? Como uma cenoura, um ovo ou um pó de café? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.