quarta-feira, 6 de junho de 2012

Convencer os Outros


Há um conto curtinho, mas muito profundo sobre essa questão de tentar convencer os outros. É um conto oportuno, porque sempre estamos querendo convencer alguém de alguma coisa. Vivemos hoje a era da comunicação e da propaganda. O excesso dessa propaganda ao nosso redor nos contagia. 
Obviamente, todos temos coisas boas a partilhar. A partilha, no entanto, é diferente de tentar convencer o outro a alguma coisa. A partilha é suave, como um semear. O ato de semear precisa ser contínuo. Contínuo e tranquilo, sem ansiedade. Semear sem se importar se a semente vai frutificar ou não... Semear sem se incomodar se o ouvem ou não...
Tentar convencer o outro, em muitos casos, faz transparecer apenas nossa própria insegurança. 
Que importante que é pregarmos para nós mesmos! Este conto que o diga:

Um profeta chegou certa vez a uma cidade para converter seus habitantes. A princípio, as pessoas ficaram entusiasmadas com o que ouviam. Mas - pouco a pouco - a rotina da vida espiritual era tão difícil que homens e mulheres foram se afastando, até que não ficou uma só alma para ouvi-lo.
Um viajante, ao passar e ver o profeta pregando sozinho, perguntou:
- Por que continuas exaltando as virtudes e condenando os vícios? Não vês que ninguém aqui te escuta?
E o Profeta respondeu:
- No começo, eu esperava transformar as pessoas. Se ainda hoje continuo pregando, é apenas para impedir que as pessoas me transformem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.