quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Deus e a Manteiga


Uma vila cheia de ateus recebeu, certa vez, a visita de um monge. Logo na entrada, foi recebido por uma turma de jovens rebeldes que o desafiaram a mostrar para eles que o Deus a quem ele adorava de fato existia.

O monge apenas pediu ao grupo um copo de leite, no que foi atendido. Quando o leite foi colocado diante dele, o monge simplesmente sentou-se e olhou para o copo, longa e silenciosamente, com curiosidade crescente. Os jovens ficaram impacientes e começaram a reclamar, dizendo que estavam perdendo tempo.O monge então falou:

– Esperem só mais um minuto! É que sempre me disseram que há manteiga no leite, mas por mais que eu olhe e examine, não vejo a manteiga! Creio que me enganaram!
Rindo muito e zombando da inocência do monge, os jovens disseram:

– Monge tolo! Não se apresse em tais conclusões absurdas. O leite tem manteiga em cada gota e isto é o que o faz ser nutritivo. Para poder enxergar a manteiga, é necessário ferver o leite, deixar esfriar, acrescentar coalho azedo, esperar por algumas horas para coalhar e, então, agitá-lo, batendo com uma colher até que a manteiga flutue, como uma bola.

– Ah! – disse o monge – dessa forma minha tarefa de mostrar Deus a vocês ficou mais fácil! Deus está em cada objeto, ser e átomo do Universo; é por causa disso que Ele existe e nós podemos reconhecê-Lo e desfrutá-Lo. No entanto, para vê-Lo como uma entidade concreta, vocês precisam seguir um procedimento prescrito, séria, estrita e sinceramente. Então, ao término de tudo, vocês poderão experimentar a graça e a glória d’Ele.

"Os Upanishads declaram: Deus é a essência. Isso significa que Deus está presente de forma sutil, em toda parte, como o açúcar na cana-de-açúcar e a manteiga no leite. Embora seja difícil ter uma percepção direta de Deus, Sua presença pode ser experimentada de várias maneiras. A doçura no açúcar, a acidez no limão, o amargor na folha de margosa - todos testemunham a presença do Divino." (Sathya Sai Baba) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.