segunda-feira, 4 de março de 2013

Julgar Pelas Aparências


Num certo orfanato, igual a tantos outros, vivia uma pobre órfã de apenas oito anos de idade. Por ser uma criança sem muitos encantos, era hostilizada pelas outras e até pelos professores, o que tornava-a cada vez mais triste e isolada, sem ninguém para brincar com ela, ninguém para conversar, sem carinho e sem afeto. 
O diretor do orfanato, que procurava uma oportunidade para livrar-se dela, achou que havia encontrado o momento quando a companheira de quarto da menina informou-o de que a criança estava mantendo correspondência com alguém de fora do orfanato, violando, assim, uma das normas da instituição.

- Agora mesmo - disse a informante -, ela escondeu um papel numa árvore.

O diretor e seu assistente decidiram tirar a situação a limpo na mesma hora, correndo ao local da árvore. De fato, lá estava um papel delicadamente colocado entre os ramos. Ansiosamente, o diretor desdobrou o papel, esperando encontrar ali a prova de que necessitava para livrar-se daquela criança tão desagradável aos seus olhos.

No entanto, para sua surpresa e remorso, encontrou a seguinte mensagem no pedacinho de papel um tanto amassado:

"A qualquer pessoa que encontrar este papel: eu gosto de você!"

Os dois homens, com uma dor na consciência, perceberam, naquele momento, que a menina da qual queriam se livrar possuía uma bondade tão grande na alma, a ponto de externar sentimentos positivos mesmo numa situação de total isolamento e solidão! Isto fez com que percebessem o quanto eles próprios eram cruéis e insensíveis.

Assim fazemos todos os dias, sem nem percebermos! Julgando as pessoas pelas aparências, mesmo sabendo como são enganadoras.

Uma antiga e sábia oração dos índios Siuox roga a Deus o auxílio para nunca julgar o próximo antes de ter andado sete dias com as suas sandálias. Isto significa que, antes de criticar, julgar e condenar uma pessoa, devemos nos colocar no seu lugar e entender os seus sentimentos mais profundos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.